ManchetesOpinião

AS ELEIÇÕES GERAIS DE 2018

AS ELEIÇÕES GERAIS DE 2018

 

 

Opinião:  professor MARCO AURÉLIO

 

Na verdade, estamos num grande divisor de águas. Ou o Brasil vira uma sociedade civilizada de fato, ou o Brasil viverá momentos de enormes incertezas, com o avanço da extrema-direita, como afirma o grande historiador Boris Fausto no Estadão de domingo, em seus 87 anos.

Seguindo o caminho conservador e atrasado, os grandes jornais de São Paulo publicam nesse domingo manchetes assim: o Estadão mostra o candidato Bolsonaro como herdeiro de Maluf. A Folha, mais aberta, dá destaque aos   planos de governo pouco realistas. Segue mostrando imagens de Alckmin e Bolsonaro. Estrategicamente, esconde LULA e HADDAD.

Quando a Folha escreve sobre o desmatamento da Amazônia, “esquece” de dizer que o aumento do desmatamento se deu com a chegada indireta ao poder pelo Centrão e – claro – o agronegócio, este em franca expansão econômica e territorial, que apoiou o senador de Minas nas eleições de 2014.

Quando o Estadão escreve sobre os candidatos, mostra Bolsonaro como o grande herdeiro dos eleitores e temas do Malufismo. Esquece de dizer, que esse candidato é fruto dos equívocos da direita brasileira, que na sua obsessão de destruir o PT, esqueceu que poderia gerar alguma coisa, do tipo fascista ou integralista no Brasil. A velha política fiscal e neoliberal já não engana mais ninguém. Basta ver a PEC do Gastos que congelou verbas federais por 20 anos. Não deu certo mesmo.

Enquanto isso, no Brasil real, presente nas famosas redes sociais e WhatsApp, só dá LULA e Haddad. Lá Haddad promete isentar do Imposto de Renda para quem ganha até 5 salários mínimos; promete realizar de fato a Reforma Tributária, para não cair mais sobre os mais pobres: promete reduzir ao máximo o desmatamento na Amazônia; promete dar condições reais aos GLBTs abaixo da linha da pobreza, com bolsas de estudo para a Universidade, assim como fez quando era Prefeito de São Paulo: enfim, promete retomar a preocupação social de qualquer governo sério e fazer a economia crescer de novo, como nos anos de ouro do governo LULA.

Por tudo o que eu tenho lido e visto na internet, o povo brasileiro já fez sua escolha: quer LULA de novo em todo país. As últimas pesquisas mostram isso: Ibope, Datafolha, Vox Populi e CNT mostra a chapa LULA-HADDAD em primeiro lugar e só crescendo.

Um amigo na escola perguntou: e se na reta final a Globo perceber que Alckimin não decola? Respondi, brincando: acho que ela manda a justiça soltar o Lula. Embora, tenhamos o HADDAD, que até agora vai muito bem…

Conselho aos Jornais: aprendam a ouvir a voz das ruas e das redes sócias.

 

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve suas crônicas todas as semanas no Planeta Osasco.

 

 

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax