ManchetesOpinião

SETEMBRO É O NOSSO MÊS…

Opinião:  professor MARCO AURÉLIO

 

Leitor do Planeta, tenho pensado muito na vida e nas ausências que ela nos apresenta. Tanto no pessoal como no coletivo. Acabei de encontrar um cartão que dei à minha filha, quando ela ainda andava comigo nesse planeta, que dizia assim: “que a primavera do nosso mundo faça com que a gente possa construir nossos sonhos, superar nossas tristezas e fazer das saudades, nossos maiores aprendizados”.

Nestas eleições, sinto que estamos perdendo muita coisa, em sonhos principalmente. A lógica da elite atrasada faz sentir saudades do Brasil que queremos. O Brasil que queremos é para todos e não apenas para alguns. Infelizmente, as pessoas, influenciadas pelas mídias, não pensam assim, principalmente as mais jovens e de meia idade. As gerações mais novas precisam começar a trabalhar para pensar na aposentadoria depois, e nem imaginam o que está acontecendo por aqui.   

Outro dia falei da era Vargas para os meus alunos. De como era o país antes e depois de Getúlio e de como a nossa elite via os brasileiros pobres e trabalhadores. Falei da CLT, da Carteira de Trabalho, do Salário Mínimo, das 48 horas de trabalho por semana, da Aposentadoria, do Voto Feminino e também do DIP e da Censura aos Jornalistas, Intelectuais, Artistas e Cantores. E do seu suicídio em agosto de 1954, depois de criar a Petrobras.

 

A CENSURA NOS MOSTRA UM PAÍS AUTORITÁRIO, DE PRÁTICAS AUTORITÁRIAS, DE COMPORTAMENTOS AUTORITÁRIOS.

A censura nos mostra um país autoritário, de práticas autoritárias, de comportamentos autoritários. Falávamos disso no curso de Jornalismo. Escritores como Jorge Amado, Graciliano Ramos e Érico Veríssimo mostram isso em seus livros. Mesmo assim, nosso povo resiste e luta por uma terra onde todos tenham voz.

Setembro é o mês do povo brasileiro mostrar seu valor e decidir seu destino, suportar a nossa maior ausência e escolher um casal de jovens para dirigir o país, sem medo de sonhar e ser feliz novamente. Fazendo escolhas, pelos excluídos, pela economia nacional e pela lógica da política que de fato quer transformar o Brasil. Setembro é o mês de sairmos para as ruas e contar como estão nossas escolas em São Paulo, como estão os salários dos professores estaduais.  

O governo Temer e seus aliados, que agora se aliaram ao Geraldo, mas também podem migrar para o Jair querem um Brasil só para alguns. Por conta disso, querem destruir tudo, sob o manto do famigerado ajuste fiscal e neoliberal. E setembro é o mês para que a gente dê nossa resposta, popular, dos de baixo, de quem de fato constrói esse país, que somos nós.

No horário político, todo mundo é bonzinho, trabalhador (?) e preocupado com as pessoas. Na verdade, muitos não falam a verdade, mas são doces, por orientação de algum marqueteiro. Ninguém precisa cuidar da gente, a gente pode cuidar da gente sem ninguém nos conduzindo. O que todos queremos é a possibilidade de virar cidadão de ver um Brasil para todos, de verdade.

 

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve suas crônicas todas as semanas no Planeta Osasco.

 

 

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax