Manchetes

Há 27 anos explodia o Osasco Plaza Shopping

A explosão do Osasco Plaza Shopping, no centro de Osasco, aconteceu numa tarde do dia 11 de junho de 1996, véspera do dia dos namorados.

Quarenta e duas pessoas morreram e cerca de trezentos feridos foram levados para hospitais de toda a região. Para muitas famílias, o calvário apenas começaria. Quase duas décadas depois, algumas das vítimas não se recuperaram, acamados ou com danos físicos e psicológicos que não se apagaram com o tempo.

O acidente aconteceu devido ao acumulo de gás metano no subsolo do prédio, nos arredores da Praça de Alimentação. A explosão foi extremamente forte, destruindo imediatamente cerca de 40 lojas; deflagrou também quedas de partes da estrutura exterior e replicações em outros pontos do Shopping.

Uma longa batalha judicial entre a administradora e a construtora do edifício gerou ainda mais danos às famílias. Posteriormente, a Administradora do Shopping afirmou ter pago 25 milhões de reais em indenizações, ainda assim, não admitiu culpa pela ocorrido, sugerindo que a responsabilidade fosse da ULTRAGAS (provedora do gás para a praça de alimentação).

Quase uma dezena de pessoas permanecem com gravíssimas sequelas do acidente, seja pela perda de membros ou redução em suas capacidades motoras. Cinco pessoas foram condenadas, com a absolvição de quatro delas anos depois.

Em 2023 novo incidente>

Uma parte do teto do Osasco Plaza Shopping desabou hoje; eram 14:50 horas.

O corredor lateral do cinema, próximo da saída norte da praça de alimentação, teve um segmento completo da parte estrutural derrubada. O desabamento foi precedido de grande vazamento de água. Os sinais de que algo grave estava acontecendo teriam permitido a evacuação do local.

Não há informações sobre vítimas até o momento. O corpo de bombeiros foi acionado e cerca de 10 viaturas foram enviadas ao local.

Nas imagens circulando em redes sociais, é possível ver veículos do estacionamento -no piso superior- caídos no corredor, em frente ao restaurante KFC e entrada do cinema.

M.M. IMG FP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo