Observatório

Governo de SP lança projeto Escola da Inclusão

Apoie o PlanetaOsasco

A Escola da Inclusão começa suas atividades com o curso virtual e gratuito Introdução à Libras

Visando um estado cada vez mais acessível e inclusivo, o Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), lança nesta quarta-feira (3) o projeto Escola da Inclusão. A iniciativa foi desenvolvida para proporcionar educação e capacitação profissional a pessoas com e sem deficiência, promovendo sua inclusão social e econômica.

A Escola começa suas atividades com o curso virtual e gratuito Introdução à Libras, disponibilizando mil vagas por mês. As inscrições estão abertas a toda população e podem ser feitas diretamente no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/a-escola. No final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão.

Além do Introdução à Libras, a Escola da Inclusão oferecerá uma variedade de cursos, oficinas e workshops adaptados às necessidades específicas de cada deficiência, utilizando tecnologias assistivas e metodologias inclusivas. Também estão programados treinamentos de sensibilização para empresas e organizações, com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM: SP abre inscrições para curso gratuito de Introdução em Libras

Para o secretário da SEDPcD, Marcos da Costa, o projeto vai dialogar com todos os segmentos, buscando as melhores práticas. “A Escola está profundamente comprometida com a comunidade porque a inclusão deve ser uma responsabilidade compartilhada. Nosso trabalho terá a colaboração de parceiros públicos, privados e da sociedade. Queremos garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou intelectuais, tenham acesso a oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento”, afirmou.

A Escola da Inclusão é resultado da parceria bem sucedida da SEDPcD com a Univesp, reconhecida por sua excelência em educação digital. “Ter a Univesp como parceira nesse projeto é muito gratificante porque os participantes do curso terão a chancela de uma Universidade comprometida com a educação inclusiva”, completa Marcos da Costa.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, participar de mais uma iniciativa voltada ao compromisso do Estado em garantir dignidade, inclusão e igualdade da pessoa com deficiência é um orgulho para toda equipe da universidade. “Nossa parceria com a SEDPcD é de longa data. Trabalhamos em conjunto no Todas In-Rede e outras ações voltadas ao público. Contribuir para proporcionar um ambiente educacional e acolhedor, que capacite pessoas com deficiência, desperte a atenção da sociedade e forme profissionais dedicados, mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Para o coordenador do curso de libras da SEDPcD, Edilson Andrade, a Escola da Inclusão é um passo significativo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Estamos proporcionando oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento para a inclusão verdadeira das pessoas com deficiência na sociedade. Com este projeto, buscamos garantir que todos possam se comunicar e interagir de forma eficaz, promovendo uma convivência mais harmoniosa e inclusiva.”

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax