Observatório

Rebeca Andrade ganhou primeiros títulos em competições do calendário esportivo de SP

Apoie o PlanetaOsasco

Rebeca Andrade, campeã olímpica

O mundo inteiro testemunhou Rebeca Andrade conquistar o ouro na disputa do solo nesta segunda-feira (5), nos Jogos Olímpicos de Paris. Mas só alguns privilegiados tiveram a chance de ver Rebeca aos 10 anos de idade levar o ouro em duas das mais importantes competições do calendário esportivo da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Em 2009, a pequena Rebeca integrava o time de ginástica artística do Ginásio Bonifácio Cardoso, um projeto social coordenado pela Prefeitura de Guarulhos. Ela era treinada pela dupla Kelly e Chico, que se mudaram para Curitiba e deixaram com o professor Osmar Fagundes de Oliveira, o Junior, a incumbência de dar continuidade ao trabalho de lapidação da joia.

“A Rebeca chegou ao projeto aos 4 anos. Trabalhamos juntos em 2009, quando ela tinha 10 anos. Ela sempre foi muito acima da média em todos os aspectos. Ainda criança já demonstrava muita potência, flexibilidade e consciência do corpo dela no espaço. São características que a diferenciavam das outras ginastas. Além disso, ela sempre foi uma menina alegre, brincalhona”, conta Junior.

Foi uma parceria breve, de um ano apenas, mas com ótimos resultados. A começar pelos títulos nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, em São Caetano do Sul. Além disso, venceram o Campeonato Paulista e ficaram na segunda posição no Campeonato Brasileiro Pré-Infantil.

Rebeca Andrade e o professor Osmar Fagundes de Oliveira, o Junior, em foto de 2009

Rebeca Andrade e o professor Osmar Fagundes de Oliveira, o Junior, em foto de 2009

“Os Jogos [Abertos do Interior e Regionais] são muito importantes, principalmente para os atletas que estão começando. São campeonatos para adquirir experiência, testar os seus próprios limites. Os [Jogos] Regionais de 2009 foram uma das primeiras vezes em que a Rebeca viajou em equipe, alojou com outras ginastas”, lembra Junior.

Em 2011, Rebeca arrumou as malas e se mudou para o Paraná. No ano seguinte, tornou-se atleta do Flamengo, clube em que permanece até hoje. Aos 25 anos, ganhou 18 títulos de alto nível, incluindo três Mundiais e duas Olímpiadas, e se colocou como um dos maiores nomes da história da ginástica artística.

“Lembro que quando a Rebeca surgiu muitos a chamavam de ‘Daianinha de Guarulhos’, mas pra mim ela sempre foi a Rebeca. Quando competíamos, eu já vislumbrava que ela chegaria onde chegou. Sinto-me parte desse processo, mas a construção da Rebeca bicampeã olímpica é coletiva, feita pelas mãos de ótimos profissionais”, finaliza o orgulhoso ex-técnico.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax