Destaques

Presídios podem buscar soluções alternativas para isolamento de presos com Covid-19

Novas diretrizes específicas para arquitetura penal foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira (19). A resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária traz orientações para o enfrentamento da disseminação do novo coronavírus nas prisões.

Com a resolução, o Departamento Penitenciário Nacional e outros órgãos de administração de presídios ficam autorizados a buscar soluções alternativas para o isolamento de presos infectados pelo novo coronavírus.

Entre as diretrizes, o conselho aponta a criação de uma estrutura para triagem de acesso às penitenciárias, onde os detentos devem permanecer durante 14 dias para a verificação de sintomas.

Penitenciárias também devem criar estruturas específicas destinadas ao atendimento em saúde dos infectados e veda a utilização desse espaço para o isolamento de presos contaminados.

A resolução orienta ainda a criação de estruturas destinadas ao isolamento de presos que integrem grupos considerados de risco e que deverão permanecer sem contato com os demais até o fim da pandemia.

O documento veda, expressamente, a utilização de contêineres ou estruturas similares, tema que foi amplamente criticado por diversas instituições.

O conselho deve reavaliar a resolução em 120 dias, para verificar a necessidade de ajustes.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax