Executivo

Setran Promove Atividades Educativas para o Maio Amarelo

Olga Liotta
arquivo Setran/PMO

A Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran) da Prefeitura de Osasco está realizando diversas ações educativas de trânsito em alusão ao Maio Amarelo, que esse ano traz como tema “Maio Amarelo – No trânsito, escolha a vida”, conforme Resolução 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

No último dia 5 foi celebrado o Dia Mundial do Trânsito e, como acontece todos os anos, as atividades educativas nas escolas da rede municipal de ensino, do programa “Educação para o Trânsito”, promovida pela Setran, em parceria com a Secretaria de Educação, tiveram início orientando alunos do 1º ao 5° anos do ensino fundamental. A ação inclui um minicircuito de trânsito com bicicletas, com faixa de pedestres e farol para orientar sobre as sinalizações e o respeito à legislação de trânsito.

No início de maio, o secretário de Transportes e da Mobilidade Urbana, Lau Alencar, acompanhado do secretário adjunto, Claudenes Begnini, participou da reunião de abertura da campanha em todos os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), em Alphaville, Barueri. Secretários municipais de municípios vizinhos, representantes da Polícia Militar e agentes de trânsitos também estiveram presentes.

“A prevenção é a melhor alternativa. Realizamos um trabalho de conscientização, alertando sobre um trânsito mais humanizado e seguro para todos. Os trabalhos são intensificados em maio, mas durante todo o ano estamos atuando para aumentar a segurança viária tanto para motoristas quanto para pedestres”, comentou Lau Alencar.

Além das atividades nas escolas, a Setran Osasco realiza palestras para jovens e adultos em empresas e instituições parceiras, blitz orientativas, distribuição de materiais educativos, entre outras ações.

Este ano faz uma década que o movimento internacional Maio Amarelo foi instituído no mundo visando a conscientização cidadã para redução de sinistros de trânsito.

Mesmo com os avanços e conquistas para um trânsito mais seguro, as mortes e acidentes continuam a preocupar autoridades em todo o mundo. É preciso uma colaboração coletiva, envolvendo motociclistas, motoristas, pedestres, ciclistas, motoristas de ônibus e veículos pesados, poder público e privado, entre outros, para evitar o aumento de consequências que, muitas vezes, são irreversíveis.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Osasco, com base no levantamento do InfoSiga/SP, somente em vias municipais de Osasco foram registrados os seguintes óbitos nos últimos dois anos:

 

2022

1° Motocicleta (15)

2° Pedestre (13)

3° Automóvel (8)

4° Bicicleta (2)

 

2021

1° Motocicleta (15)

2° Automóvel (7)

3° Pedestre (6)

4° Bicicleta (2)

 

Houve maior crescimento de óbitos envolvendo pedestre em 2022, porém, as motocicletas ainda lideram o ranking de sinistros fatais.

E, dentre as principais causas de sinistro de trânsito, estão a falta de atenção (devido ao uso de telefone celular), desobediência à sinalização, velocidade incompatível com o permitido (excesso de velocidade) e dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas.

Além desses indicadores, o Centro de Operações Integradas (COI), vinculado à Secretaria de Segurança e Controle Urbano, registrou entre janeiro e abril de 2023, 2 (duas) colisões com vítimas fatais, 73 colisões com vítimas feridas, 100 colisões sem vítimas, 13 atropelamentos, 11 acidentes, 3 colisões e 5 capotamentos.

“No trânsito precisamos ficar atentos tanto pela própria vida quanto pela vida do próximo. O Maio Amarelo tem essa denominação justamente por remeter à cor amarela da sinalização semafórica e visa chamar a atenção da população para os cuidados que devemos ter para se evitar acidentes, mortes e feridos no trânsito. É preciso conscientização e atenção contínuas para termos um trânsito mais seguro. Unidos poderemos melhorar esses índices”, comentou o prefeito.

Confira alguns cuidados importantes que devem ser seguidos no dia a dia no trânsito:

– reduzir a velocidade como forma de proteger a vida de todos no trânsito;

– não atravessar fora da faixa;

– respeitar a sinalização semafórica e os limites de velocidade;

– não usar telefone celular enquanto dirige;

– não dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas;

– respeite as sinalizações de trânsito;

– manter a manutenção de veículos e motocicletas em dia, entre outros cuidados.

No sábado, 13/5, foi comemorado o Dia Nacional do Automóvel e, no próximo dia 28/5, celebra-se o Dia Nacional da Carona Solidária.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax