Executivo

Prefeitura lança Manual de Hortas Pedagógica e assina Memorando de Entendimentos com a WFP/ONU

Olga Liotta
Fernanda Cazarini

O encerramento da Semana Mundial de Segurança Alimentar de Osasco, no dia 20/10, abordou sobre o “Impacto das Cidades na Segurança Alimentar Global” no seminário realizado no Auditório da Faculdade Anhanguera, na Vila Campesina, organizado pelo Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco, em parceria com a faculdade e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco (Comsea).

Na ocasião, foi lançado o Manual de Hortas Pedagógicas para gestores públicos e privados contendo estratégias para implementação de hortas escolares e assinado o novo memorando de entendimentos entre a Prefeitura de Osasco e o WFP/Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas/ONU.

Representando o prefeito de Osasco, Rogério Lins, estavam os secretários municipais, Marcelo Couto Dias da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar (Sefam) e Cláudio Piteri, da Secretaria de Educação, e o diretor de Segurança Alimentar, João Perez. Igor Carneiro, do WFP/Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, também participou.

O memorando emerge de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Osasco, órgão público que formula e desenvolve políticas públicas voltadas ao abastecimento e segurança alimentar no município.

Já o Manual de Hortas Pedagógicas destaca as experiências desenvolvidas em duas instituições de ensino público: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Veríssimo de Matos e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro.

Para baixar o manual na íntegra basta acessar aqui

Para auxiliar na formulação do presente manual, a Secretaria de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco contou com o apoio da foodtech iFood (com sede na cidade), o negócio de impacto social Pé de Feijão e a ONG Prato Verde Sustentável.

O Pé de Feijão foi responsável pela gestão do Projeto Hortas Pedagógicas idealizado pelo iFood em parceria com a Secretaria de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, e a Prato Verde Sustentável foi a organização responsável pela implementação e cuidado com as hortas escolares, consideradas casos de sucesso. O documento, revisado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), é resultado desse compartilhamento de experiências, acrescido de informações colhidas em órgãos estaduais, federais e de cooperação internacional, firmado em Protocolo de Intenções em 4 de julho de 2022.

Também participaram do evento, a vereadora Elsa Oliveira; Patrízia Pontilho, presidente do Comsea; Márcia Rodrigues, representante da Anhanguera; Luísa Haddad (Pé de Feijão); Wagner Ramalho (Prato Verde Sustentável); André Borges (iFood); a diretora Daniela Coalhado (EMEF José Veríssimo de Matos); a vice-diretora Andrea Cruz Melo (EMEIEF Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro); Luciana Marques Vieira (Fundação Getúlio Vargas); Gabriel Estevam Domingos (Grupo Ambipar); Alexandre Imanishi  (Instituto Pacto contra a Fome); Alisson Machado (Faculdade de Saúde Pública da USP e Sustentarea); Marcelo Jambeiro (ONG Ação da Cidadania); Heloísa Holnagell (UNIFESP), alunos e equipes das faculdades USJT (Universidade São Judas Tadeu) e Anhanguera, equipes da prefeitura, entre outros.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax