Destaques

Estado do RJ distribui novo lote de vacinas contra covid

O estado do Rio de Janeiro está distribuindo cerca de 247.800 doses de vacinas contra a covid-19 para os municípios fluminenses. O lote desta semana conta com quase 55 mil imunizantes da Pfizer, destinados a 47 cidades que ainda não haviam recebido este tipo de vacina, por causa das exigências de armazenamento.
Mas agora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as recomendações, autorizando que elas sejam guardadas por até 31 dias em refrigeradores comuns, o que permitiu que municípios com menos estrutura recebessem as doses. Antes, o prazo máximo era de apenas cinco dias.
Além do lote da Pfizer, também serão distribuídas cerca de 192 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, para todas as 92 cidades do estado, que poderão utilizar tanto para primeira, quanto para a segunda aplicação.
Os municípios próximos da central de armazenamento da Secretaria de Saúde vão receber as remessas por via terrestre, mas na maioria das cidades a entrega será de helicóptero, como tem sido feito ao longo da campanha de imunização.
Desde o início do mês, está vigorando no Rio de Janeiro um calendário unificado, válido para todos os municípios. Em junho, as cidades que ainda não concluíram a vacinação das pessoas com comorbidades devem fazê-lo, ao mesmo tempo em que dão início à vacinação por idade.
Até o final deste mês, a previsão é de que todas as pessoas com idades entre 59 e 55 anos estejam vacinadas, além dos públicos prioritários.
De acordo com a última atualização publicada na manhã desta segunda-feira (7), o estado já vacinou cerca de 3,379 milhões de pessoas com a primeira dose, ou cerca de 21% da população total. Dessas, mais de 1,5 milhão já completaram o esquema, recebendo a segunda dose.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo