Executivo

Osasco conquista selo prata do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Apoie o PlanetaOsasco

Olga Liotta
Arquivo Saúde/PMO

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu a certificação “Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV” do Ministério da Saúde. A cerimônia oficial de entrega do certificado ocorreu nesta sexta-feira (29), em Brasília.

Esta certificação faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) para garantir que os municípios atendam aos critérios e indicadores estabelecidos para a linha de cuidado, alinhados às diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para conquistar a certificação, a Secretaria de Saúde de Osasco implementou três frentes de trabalho. A primeira foi a criação de uma comissão municipal, que contou com a participação da Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Diretoria de Atendimento Especializado (DAE), da Diretoria de Urgência e Emergência, da Rede Hospitalar, da Diretoria de Vigilância em Saúde, dos sistemas de apoio (assistência farmacêutica, apoio diagnóstico e terapêutico e sistemas de informação em saúde) e de outros serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

A segunda frente consistiu na elaboração de um relatório municipal que documentou os casos de gestantes e crianças expostas ao HIV. O relatório detalhou os casos notificados e encerrados, apresentando os resultados alcançados pelo município.

A terceira frente envolveu o envio desse relatório para a Comissão Estadual, responsável pela verificação das informações, que posteriormente o encaminhou para a Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde. Entre os dias 3 e 5 de julho deste ano, a equipe do MS realizou uma visita a Osasco, passando pela Maternidade Municipal, pelas Unidades Básicas de Saúde e pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com o objetivo de confirmar a veracidade dos dados fornecidos.

Após a validação, a equipe do Ministério da Saúde certificou Osasco com o selo prata de eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV. O município está entre os 31 certificados com o selo prata de boas práticas de HIV em 2024. A certificação avalia o desempenho municipal em quatro eixos: Vigilância Epidemiológica e Qualidade dos Dados, Programas e Serviços, Diagnóstico e Direitos Humanos.

“Este selo é o reconhecimento de um trabalho intenso de toda a nossa equipe da saúde, que se dedica incansavelmente para garantir a qualidade de vida da população, a proteção das mães e filhos de nossa cidade, e o compromisso da gestão com as melhores práticas de saúde pública e o bem-estar de todos. A prevenção da transmissão do HIV é uma prioridade, e esse prêmio reflete esse nosso compromisso”, comentou o secretário de Saúde, Fernando Machado.

Este é o segundo prêmio conquistado pela cidade este ano em reconhecimento às boas práticas no combate à transmissão vertical do HIV. O primeiro prêmio foi entregue pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio do Prêmio Luiza Matida, que reconhece os municípios com destaque nas ações de prevenção à transmissão vertical do HIV – de mãe para filho, durante a gestação, parto ou a amamentação. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 12 de novembro, no Espaço Hakka, em São Paulo, durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis e a Sífilis Congênita, bem como a 1ª Semana de Mobilização contra a Transmissão Vertical do vírus HTLV.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax