Executivo

Osasco participa, em Brasília, do América Aberta

Apoie o PlanetaOsasco

Divulgação

Legenda: Da esquerda para a direita: Gabriela de Brelaz (professora da Universidade Federal de São Paulo); Clorinda Romo (coordenadora OGP Local); Éder Máximo (secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco); José Maria Marin (líder OGP Local), Felipe Tannus (diretor do Departamento de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania de Osasco).

Representantes do Departamento de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania, ligado à Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco,  participaram entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2024,  em Brasília, do América Aberta, evento internacional que reuniu governos, sociedade civil e especialistas para debater transparência, governança e participação social.

No encontro, Osasco reforçou seu papel como referência em políticas públicas de transparência e engajamento cidadão. A cidade integra a Rede Brasileira de Governo Aberto e contribuiu para a troca de experiências durante a mesa.

Com o tema “Engajamento da População e Transparência: Inovações no Governo Local”,  Osasco apresentou iniciativas de destaque, como a Oficina de Mapas Falantes, aplicada em parceria com a Defesa Civil para identificação de riscos de desastres junto à população, ação que foi determinante para o encaminhamento de recursos vindo do Programa de Aceleração do Crescimento, política do governo federal. 

“Como coordenadora do programa de monitoramento do 1º Plano de Ação em Governo Aberto de Osasco, é importante para a cidade continuar com essa parceria, trabalhando cada vez mais em novos compromissos”, disse Gabriela de Brelaz, professora da Universidade Federal de São Paulo.

“Governo Aberto é algo que está no nosso coração. Estamos a caminho de um novo governo e nessa transição já estamos discutindo o próximo plano de ação, visando a inovação, pensando não só na nossa cidade, mas em toda a região”, comentou Eder Máximo, secretário de Planejamento e Gestão de Osasco.

“Osasco vem construindo várias políticas públicas com participação no território e o fortalecimento dos conselhos municipais, porque é assim que acreditamos e vamos trabalhar, com a participação social e transparência. Contamos com toda a população de Osasco para fazer o nosso 2º Plano de Ação em Governo Aberto a partir de 2025”, disse Felipe Tannus, diretor do Departamento de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania da Prefeitura de Osasco.

O município vem de um histórico na pauta de governo aberto, com destaque para o 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado na cidade em 2024. O evento foi um marco nacional, reunindo lideranças de todo o país para debates sobre transparência, inovação e o papel das cidades na construção de uma gestão pública participativa, evento esse que fundou a Rede Brasileira de Governo Aberto

A participação de Osasco no América Aberta reafirma o compromisso do município com o fortalecimento da democracia participativa, a promoção de políticas públicas inclusivas e o avanço na construção de uma sociedade mais transparente e engajada.

 

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax