Destaques

Produção industrial recua em junho em dez das 15 regiões pesquisadas

A produção industrial teve queda, na passagem de maio para junho, em dez das 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta quarta-feira (11), as principais quedas foram nos estados do Paraná e Pará. Esse resultado, segundo a pesquisa, reflete uma maior cautela na tomada de decisões pelo setor, o que interfere diretamente na cadeia produtiva.
Maior parque industrial do país, São Paulo influenciou no resultado, com a maior queda atribuída ao setor de veículos, atividade tradicionalmente forte no estado. O setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos também contribuiu de forma decisiva para o baixo desempenho.
No mesmo período, a Pesquisa Industrial Mensal referentes a junho apontou resultado acima do patamar pré-pandemia em cinco das 15 regiões pesquisadas; entre elas o estado do Rio de Janeiro, como explica o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida.
Apesar da queda registrada na passagem de maio para junho deste ano, no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a junho de 2021, a expansão nacional da indústria teve avanço, frente a igual período de 2020, de 12,9%. Houve índice positivo em 12 dos 15 locais pesquisados, com destaque para os estados do Ceará, Amazonas e Santa Catarina.
A Pesquisa Industrial Mensal Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativista e de transformação.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo