Barueri

GCM Realiza Treinamento sobre os Direitos da População LGBTQIAPN+

A Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) de Barueri promoveu no dia 24 de abril (segunda-feira) uma palestra sobre os direitos da população LGBTQIAPN+ (Lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e travestis, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não-binário). O objetivo foi o de capacitar os agentes da Guarda Civil Municipal no atendimento de ocorrências e no enfrentamento da homotransfobia (termo que designa as violências cometidas contra a população LGBTQIAPN+, assim como atitudes ou sentimentos negativos motivados pela orientação sexual de outra pessoa).

Conduzida pela delegada de Defesa da Mulher (DDM) de Barueri, Carolina Aguiar, o encontro esmiúça as terminologias e conceitos por trás das siglas do grupo LGBTQIAPN+, explicando a diferença entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual.

“O sexo biológico é característica observada no nascimento; já a identidade de gênero é a experiência individual de cada pessoa que pode ou não corresponder ao sexo biológico designado no nascimento”, disse a delegada.

Terminologias

A terminologia “Transgênero” foi detalhada pela delegada ao dar o exemplo da mulher transgênero, que nasceu biologicamente no sexo do gênero masculino, mas se identifica como gênero feminino. Assim como para o homem transgênero, que nasce com o sexo designado feminino, porém se identifica com o sexo do gênero masculino.

Como gostaria de ser chamado (a)?

“Para atuação do agente público, é importante ter esse conhecimento técnico para o registro correto da ocorrência. Portanto, tem que perguntar: qual é o seu sexo? Masculino? Feminino? Ou não declarado? Como se identifica?”, ressalta Carolina, destacando que essa conduta respeita os direitos de escolha de como a pessoa quer ser chamada, independentemente no que está registrado no documento oficial com foto.

Criminalização

“Essas questões precisam ser debatidas, porque ainda motivam crimes de ódio e implicam no aumento do número de casos de violência”, falou a delegada sobre o combate à homotransfobia.

A homotransfobia se tornou crime equiparado ao de racismo previsto na Lei 7.716, de 1989, estendendo o conceito aos crimes de injúria decorrentes da mesma motivação. A pena prevê reclusão de dois a cinco anos e multa.

Capacitação

“A nossa intenção é qualificar os agentes para prestar um serviço de excelência no município”, declarou o comandante da Guarda Civil Municipal de Barueri, Marcus Aparecido Guedes Ramos.

“Todo e qualquer agente público tem que ter ciência do sistema de justiça criminal sob ótica de gênero e de orientação sexual. Um tema que permeia as decisões judiciais e a atuação dos agentes públicos, principalmente dos agentes de segurança”, conclui Carolina.

Apoio ao público LGBTQIAPN+

Barueri oferece acolhimento, orientação e acompanhamento psicossocial ao público LGBTQIAPN+, prezando pela garantia dos seus direitos. O atendimento ocorre pela Coordenadoria Rede Mulher, que fica na sede da Secretaria da Mulher, na avenida Sebastião Davino dos Reis, 756 – Vila Porto.

Temp
Temp



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax