Barueri

Especialista do HMB fala de cuidados com a hidratação nas ondas de calor

Em 2023, em virtude da ação de fenômenos climáticos associados ao aumento da temperatura média do planeta, o Brasil sofreu com os efeitos de ondas de calor, que fizeram as temperaturas chegarem a 49°C – e até sensações térmicas de quase?60°C. Neste ano, embora o mês?de janeiro?tenha registrado temperaturas amenas, a tendência é que aquele calorão volte e novas ondas sejam sentidas. 

Além dos cuidados com a pele, que devem ser tomados durante o ano todo – mesmo em locais fechados, sem a exposição direta aos raios solares –, algumas medidas são necessárias para proteger o organismo nos dias mais quentes. A principal delas é não descuidar da hidratação. 

De acordo com Agostinho Filgueira, coordenador do Departamento de Nefrologia do Hospital Municipal de Barueri Francisco Moran (HMB), a diminuição da umidade relativa do ar, comumente acompanhada do calor, demanda uma maior atenção à ingestão de líquidos. “Temos vários graus de desidratação, desde os casos mais leves até os mais graves. Os mais leves podem?ter?sintomas mais discretos, como boca seca e a produção de uma saliva espessa, até alteração na coloração da urina. À medida que a desidratação aumenta, podem surgir outros sinais: dor de cabeça, tonturas, queda de pressão, diminuição ou falta de urina, chegando mesmo a desmaios”, alerta o médico. 

O ideal é beber ao menos dois litros de água por dia, mas é importante não esperar pela sede, pois este é um sinal de desidratação. Sucos e chás gelados, bem como água saborizada, também são boas pedidas. No mais, é bom evitar bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura, pois alimentos pesados geram mais calor. Legumes, vegetais e frutas são abundantes em água e auxiliam na hidratação do corpo. 

Cuidado com os rins 

Mesmo não havendo atividades físicas, ocorre uma perda insensível de líquidos. Filgueira lembra que é essencial fazer a reposição para que a saúde renal seja preservada. “Os cuidados em relação aos rins são importantes porque a desidratação pode levar à diminuição do volume da urina e com isso causar uma insuficiência renal. Na maioria das vezes é reversível quando tratado de maneira adequada e rápida. Em outras, porém, se não for tratado adequadamente, pode levar a quadros mais graves, até com necessidade de realização de hemodiálise, que pode ser temporária ou até definitiva. Se a função renal não for restabelecida, uma das possibilidades é permanecer em diálise de maneira permanente ou realizar um transplante renal”, adverte. 

Neste sentido, um cuidado especial deve ser direcionado a crianças e idosos, que nem sempre se lembram – ou têm a iniciativa – de beber água. “Os idosos, fisiologicamente, já têm uma quantidade de água corporal menor, mas têm um estímulo da sede diminuído com o avançar da idade. Além do mais, pessoas nesta faixa etária podem apresentar alguns problemas de saúde que favorecem a desidratação, como o diabetes mal controlado e o uso de remédios para hipertensão, como diuréticos, que normalmente aumentam a quantidade de urina, favorecendo a perda de líquidos”, concluiu. 

Temp
Temp



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax