Barueri

Autoridades destacam desenvolvimento e harmonia no aniversário de Barueri — Câmara Municipal de Barueri

A sessão solene de aniversário de Barueri foi marcada por discursos que enalteceram a boa relação entre os poderes. Na manhã de quarta-feira, 26, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário lembraram que o município preza pelo diálogo visando o bem comum da população, e que isso ajuda a explicar os 76 anos de progresso da cidade desde sua emancipação.

Em entrevista à TV Câmara Barueri, o vereador Wilson Zuffa (Republicanos), presidente da Câmara Municipal, lembrou que a Casa representa o ponto de partida da história da cidade, já que o marco da emancipação político-administrativa se deu com a realização da primeira sessão dos vereadores no dia 26 de março de 1949.

“Barueri chega hoje a 76 anos com uma trajetória extraordinária, e a Câmara Municipal tem um papel fundamental neste processo. Muitos emancipadores já ocuparam uma cadeira no Poder Legislativo, além de prefeitos e tantas outras figuras importantes para a história de Barueri”, lembrou o presidente.

Já o prefeito Beto Piteri (Republicanos) afirmou que a sessão solene é sempre um dia de muita emoção e uma oportunidade para as autoridades se lembrarem de sua responsabilidade de trabalhar pelo bem estar da população.

Piteri destacou ainda o papel dos vereadores na administração de Barueri, já que o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo ajuda na formulação de políticas públicas mais eficientes. “Nossa relação com a Câmara e com todos os vereadores é de muito respeito. Governar demanda união da classe política em nome do bem comum da nossa cidade”, comentou o prefeito.

Representando o Judiciário, o juiz diretor do Fórum de Barueri também falou sobre a importância da independência e a harmonia entre os poderes no município, como prevê a Constituição Federal. “Dialogamos com o prefeito e com os vereadores de forma muito republicana, e isso serve de exemplo para outras cidades, porque esse bom relacionamento entre os poderes gera frutos para a sociedade”, avaliou Bruno Paes Straforini.

Quem também participou da sessão solene foi o ex-prefeito Rubens Furlan (PSB), que lembrou o início de sua trajetória política como vereador na 8ª legislatura (1977-1983).

“Comecei na política muito jovem, e sempre observei o comportamento dos mais velhos, dos emancipadores e das pessoas que construíram a história dessa cidade, porque eu sabia que a experiência deles era importante para minha atuação”, disse o ex-prefeito.

“Eles sempre me diziam para não fazer uma política de ódio e para me manter em paz com a Câmara e com o Judiciário. São poderes independentes e harmônicos. E eu procurei, ao longo de toda minha vida pública, ter um bom entendimento para que nossa força pudesse oferecer ao nosso povo tudo aquilo que ele esperava de quem o representa”, discursou Furlan.

 

Representatividade

Primeira mulher a ocupar um cargo no Poder Executivo de Barueri, Dra Claudia usou seu espaço para destacar a importância de ampliar a presença feminina na política da cidade.

“Nossa primeira vereadora na cidade foi Elisabet Tito, uma pioneira na cidade. Depois dela vieram outras e eu tive o privilégio de participar da legislatura com mais mulheres da história de Barueri”, disse a vice-prefeita, que ocupou uma cadeira na Câmara entre 2021 e 2024 ao lado de outras três parlamentares. “Hoje temos apenas a Cris da Maternal no Poder Legislativo. Com todo respeito aos vereadores que fazem um bom trabalho, mas precisamos de mais presença feminina neste plenário”, avaliou Dra Claudia.

 

Mais fotos em: 



Conteúdo oficial

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo