Brasil

Papa visita República Democrática do Congo e Sudão do Sul em julho

O papa Francisco visita em julho a República Democrática do Congo (RDCongo) e o Sudão do Sul, em sua terceira viagem à África subsaariana e um dos mais longos deslocamentos, anunciou hoje (3) o Vaticano.

Segundo o diretor do gabinete de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, o papa vai à RDCongo entre 2 e 5 de julho, onde visita as cidades de Kinshasa e Goma, seguindo depois para Juba, no Sudão do Sul, onde fica até 7 de julho.

Desde que foi eleito em 2013, Francisco deslocou-se em 2015 ao Quênia, a Uganda e à República Centro-Africana e em setembro de 2019 visitou Moçambique, Madagascar e Ilhas Maurício. O líder da Igreja católica visitou também o Egito em 2017.

O Vaticano diz que os detalhes da viagem serão divulgados depois. Destacou que a visita ao Sudão do Sul é uma das que o papa mais desejava desde que iniciou o pontificado, tendo sido adiada várias vezes devido à instabilidade do país.

Em abril de 2019, o papa, o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, e o moderador da Igreja da Escócia, Jim Wallace, que provavelmente o acompanharão na viagem, convocaram um retiro espiritual no Vaticano para ajudar o processo de paz no Sudão do Sul.

Durante o encontro, num gesto de humildade que comoveu o mundo, Francisco ajoelhou-se e beijou os pés do presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, e do opositor Riek Machar, pedindo avanço no acordo de paz que tinham assinado no ano anterior.

Em 12 de janeiro de 2020, foi assinada em Roma a declaração de paz em que o governo sul-sudanês e os movimentos da oposição se comprometeram a cessar as hostilidades e a manter o diálogo.

Esta será a primeira viagem de um papa ao Sudão do Sul.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo