Osasco

Alunos da E.E. Major Telmo Coelho Filho realizam projeto sobre os 60 anos de Osasco

Texto: Francine Maia
Fotos: Marcelo Deck

As comemorações dos 60 anos da emancipação político-administrativa de Osasco não se restringem apenas nas tradicionais atividades do dia 19 de fevereiro, aniversário da cidade. O objetivo em celebrar mais um ano busca também reviver o orgulho e amor pela cidade, aprender mais sobre a história e cultura e, sobretudo, observar o passado, lançando um olhar para o futuro. É com essa perspectiva que a Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho, localizada no bairro do Km 18, se uniu para desenvolver o Projeto Osasco 60 anos.

Com a produção de mais de 400 trabalhos, entre eles maquetes com pontos conhecidos como o Museu Municipal, o Calçadão e a prefeitura, além de esculturas, sólidos geométricos, podcasts, caricaturas e teatro, a exposição foi iniciada no final de junho e no dia 6 de julho contou com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins.

Impressionado com as produções, Lins elogiou os trabalhos dos alunos e resolveu participar da atividade que estimula a memória dos munícipes lançando um quiz em sua rede social. Na ação, perguntas como ‘qual o nome do primeiro avião que voou em Osasco há mais de 110 anos’ ou o nome de pontos turísticos da cidade, como a Capela do Helena Maria projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, fizeram sucesso e aguçaram os internautas a testarem seus conhecimentos sobre Osasco.

A vice-diretora Roberta Ferreira Fernandes da unidade escolar explicou que o projeto interdisciplinar envolveu a comunidade e todos os estudantes, tanto do Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, quanto do Ensino Médio, do 1° ao 3° ano e buscou incentivar o protagonismo dos jovens que tiveram que pesquisar a fundo a história de Osasco e de seus pontos turísticos, além de colocaram em prática seus conhecimentos artísticos e matemáticos.

“O objetivo do projeto foi despertar os nossos alunos a conhecerem mais sobre a cidade onde moram e valorizar sua cultura. A elaboração dos trabalhos durou um mês e meio, entre análise dos locais e construção das maquetes. Os professores cederam as aulas para explicarem o projeto, tirar dúvidas e para os grupos se reunirem. Os alunos escolheram o que iriam construir, analisaram o local, pesquisaram sua história e o visitaram”, explicou a vice-diretora.

Este conteúdo oficial foi verificado por RJ983

Fonte Oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo