Destaques

Plataforma em desenvolvimento pode ajudar no disgnóstico da covid-19

Profissionais de saúde vão ganhar mais uma aliada para o diagnóstico rápido e preciso da covid-19. É a CovidScan, uma plataforma digital online que reúne imagens sequenciais de tomografias pulmonares e possibilita o médico avaliar o percentual do pulmão que já foi afetado e a melhora ou piora da doença.
A plataforma está sendo desenvolvida pela Petrec, empresa instalada no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a estimativa é que a avaliação seja realizada em menos de 30 minutos.
A pesquisa começou em outubro passado, após a Petrec ter sido selecionada em 1º lugar no edital Soluções inovadoras para o combate à covid-19, da Finep, a Financiadora de Estudos e Projetos. O projeto foi contemplado com o valor de R$1.249.500,00.
O diretor-executivo da Petrec, Josias Silva, acredita que a ferramenta deve estar pronta em agosto e que a prioridade serão as unidades de saúde afastadas dos grandes centros, que enfrentam escassez de profissionais especializados.
A equipe da Petrec, que conta com um médico radiologista, está montando o banco de dados com imagens já disponíveis em sites específicos e classificadas pelo tipo de patologia.
A Petrec atua no setor de óleo e gás desde que foi criada, em 2003. Sua expertise é em análise de tomografia de rochas de petróleo com uso de Inteligência Artificial e, segundo Josias, as técnicas empregadas pela equipe no CovidScan foram adaptadas para serem aplicadas na área da saúde.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax