Crescimento de óbitos por coronavírus no interior preocupa governo de São Paulo
O crescimento de óbitos por coronavírus no interior de São Paulo preocupa governo do estado. Para o centro de contingência, a situação de Piracicaba, que fica a 150 km da capital paulista. A cidade registrou uma alta na ocupação de leitos de UTI.
O Hospital de Campanha do Ibirapuera que já estava atendendo pacientes de Campinas, agora passa a receber pacientes de Piracicaba. O hospital fica na capital paulista. Também foram enviados 73 respiradores para a região, para a ampliação dos leitos de UTI.
Até sexta-feira passada, a cidade que estava classificada na fase vermelha do Plano São Paulo, a etapa de maior restrição, avançou para a fase laranja. Segundo o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, o crescimento da ocupação dos leitos aconteceu depois da reclassificação da cidade.
Apesar da preocupação, o Centro de Contingência não reviu a classificação. Na fase vermelha, apenas serviços essenciais podem funcionar. Na fase laranja, lojas de rua, shoppings e escritórios são autorizados a abrir quatro horas por dia e funcionando com 20% da capacidade de atendimento presencial.