Destaques

Com 30 anos, Mercosul tem desafio de implementar acordos comerciais

Há 30 anos nascia o Mercado Comum do Sul – Mercosul. Argentina, Paraguai e Uruguai assinavam então o tratado de Assunção para a formação de um bloco econômico.
Hoje, especialistas apontam que o bloco está perdendo força e é preciso vontade política para alavancá-lo.
Dados da Confederação Nacional da Indústria mostram que o Mercosul é o parceiro comercial do Brasil que gera mais produção nos setores de automóveis, caminhões e ônibus, cerca de 430 mil vagas de empregos e movimenta R$ 66 bilhões.
A CNI destaca ainda que as regras do bloco estimulam o turismo entre os países do bloco e facilita que brasileiros possam empreender nas nações vizinhas.
Na avaliação de Renata Alvares Gaspar, doutora em direito internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha,  a entrada no Mercosul fez o Brasil se abrir.
Entre 2011 e 2020, o saldo comercial do Brasil com o Mercosul foi de cerca de US$ 55 bilhões.
Mas, a iniciativa ainda hoje encontra dificuldades. Em 2019, após 20 anos de negociações, foi assinado o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, mas que ainda não se concretizou. Em 2020, o Mercosul assinou um pacto de complementação econômica com o México, que também não avançou.
Na avaliação da CNI, o bloco trouxe muitos benefícios econômicos, mas é preciso avançar mais. Para Renata Alvares Gaspar, os desafios ainda são muitos.
Ao longo de 3 décadas houve avanços importantes. Como os acordos comerciais com os outros países da América do Sul, que formaram uma área de livre -comércio na região. O Estatuto da Cidadania,a circulação na fronteira e o passaporte comum são alguns desses avanços.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax