Destaques

Após conflito, representantes do governo vão a Assis Brasil hoje

Apoie o PlanetaOsasco

Uma equipe da Secretaria Nacional de Assistência Social e representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vão visitar o município de Assis Brasil, no Acre, nesta sexta-feira (19).
  A fronteira com o Peru está fechada desde março por causa da pandemia. Após o conflito com as autoridades de fronteira, parte dos imigrantes retornou a Assis Brasil, lotando abrigos municipais, o que levou a prefeitura a utilizar escolas para prestar assistência.
Nessa quinta-feira (18), o Secretário Nacional de Assistência Social, Miguel Ângelo Oliveira, participou de uma reunião com o governo do Acre para tratar da crise com imigrantes em Assis Brasil.
O representante do Ministério da Cidadania afirmou que o governo federal está acompanhando a situação do município e vai colaborar no acolhimento necessário e na garantia dos direitos humanos dos imigrantes, observando a segurança no território e a estrutura da rede socioassistencial local.
O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Maurício Pinheiro, explicou durante a reunião que umas das preocupações é a possibilidade de aumento do fluxo de imigrantes no local, que, segundo ele, pode chegar a dois mil. Ele também afirmou que dois atravessadores, conhecidos como ‘coiotes’, foram presos na última segunda-feira (15) no local.
E para ajudar o Acre a lidar com essa situação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no Diário Oficial desta quinta-feira uma portaria autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança no estado, nas “atividades de bloqueio excepcional e temporário de entrada no país de estrangeiros”. Segundo a portaria, a medida tem duração de 60 dias, e, se necessário, o prazo poderá ser prorrogado.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax