Destaques

Caixa anuncia linha de crédito para socorrer Santas Casas

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, em São Paulo, informou nessa quinta-feira que atravessa uma grave crise. Pode suspender ainda esta semana o atendimento em UTIs porque só tem remédios para intubar pacientes por mais dois dias. Por falta de anestésicos, desde a semana passada suspendeu todas as cirurgias que não sejam de emergência. E, diante do dia a dia exaustivo, 24 profissionais de saúde pediram demissão, sendo dois enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem.
As esperanças estão na chegada dos medicamentos que o Ministério da Saúde começou a distribuir nessa terça-feira e na renegociação das dívidas.
A Santa Casa de São Carlos não é a única a enfrentar problemas. Pelo menos 286 instituições da rede que atua em todo o país procuraram a Caixa Econômica Federal para pedir socorro. Elas relataram muita dificuldade de pagar o que devem e não querem fechar as portas.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nessa quinta o lançamento de uma linha de crédito para ajudar as Santas Casas. Guimarães destacou que os juros para essa linha de crédito serão 80% menores do que as Santas Casas pagavam até aqui. Antes, superavam 25% ao ano e, agora, estão em torno de 6%. O objetivo da Caixa é renegociar as dívidas de, pelo menos, 1.200 unidades e não apenas das 286 que pediram ajuda. Ao todo, 1.651 Santas Casas funcionam no país e todas podem aderir à linha de crédito.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo