Brasil

Nível do Rio Doce sobe e Governador Valadares emite alerta

Apoie o PlanetaOsasco

O nível do Rio Doce voltou a subir hoje (18), alertou a Defesa Civil de Governador Valadares (MG). Segundo boletim do órgão, o rio voltou a subir em razão das chuvas em toda a bacia. Às 9h, o volume registrado na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) era de 2,15m. A previsão da Defesa Civil é que o nível chegue a 2,35m no fim do dia. 

Com o aumento do volume do rio, a Defesa Civil lançou um alerta amarelo. Ela orienta a população historicamente afetada pelas cheias a “continuar mantendo as ações preventivas de segurança e a ficar atenta aos canais oficiais de comunicação da prefeitura”. A Defesa Civil também pede que seja acionada pelos moradores pelo número 199, em caso de emergência.

No domingo (13), a prefeitura havia informado que o volume das águas do Rio Doce estava estabilizando com 2,52m na régua do Saae, mas com tendência de queda. Situação que se reverteu com as chuvas que atingiram a região e a bacia do rio.

Na quarta-feira (16), foi liberado o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para o trabalhadores da cidade de Rio Acima (MG). O município foi afetado por fortes enchentes recentemente. A medida também beneficia moradores de Governador Valadares e Itapitanga.

Cada trabalhador atingido pelas inundações poderá retirar até R$ 6.220. Somente poderão sacar o FGTS os moradores de endereços informados pela Defesa Civil dos municípios à Caixa Econômica Federal e quem não retirou dinheiro da conta no fundo pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em todo o estado de Minas a previsão para esta sexta-feira é de céu encoberto com pancadas de chuva, às vezes fortes, com trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Central Mineira, Metropolitana, Zona da Mata, Mucuri e Rio Doce. Demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Segundo o Inmet, o predomínio de uma massa de ar instável, quente e úmida sobre o Brasil central deixa o tempo com muitas nuvens e ocorrência de pancadas de chuva em Minas Gerais. 

“Há condições de chuva forte, sobretudo, no centro, sudeste e leste do estado. Na capital mineira e Grande Belo Horizonte não se descarta pancadas de chuva de intensidade moderada a forte que podem causar transtornos à população. A temperatura máxima no estado deve atingir 34ºC no norte do estado”, informou o instituto.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo