Brasil

Premiê britânico sugere reunião de emergência de líderes da Otan

Apoie o PlanetaOsasco

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defendeu hoje (24) reunião de emergência dos líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), “o mais breve possível”, para discutir a invasão militar da Ucrânia pela Rússia.

Em mensagem no Twitter, Johnson disse que a invasão “é catástrofe para o continente”.

O primeiro-ministro vai participar de reunião por videoconferência, prevista com líderes do G7.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, disse que convocou o embaixador russo para explicar “a invasão ilegal e não provocada da Ucrânia pela Rússia”, prometendo impor “sanções severas e mobilizar países no apoio à Ucrânia”.

O Reino Unido deverá impor ainda hoje novo pacote de sanções econômicas à Rússia.

O premiê britânico tinha se referido, nessa quarta-feira, à possibilidade de excluir a Rússia dos mercados de dívida soberana, do sistema internacional de pagamentos financeiros bancários e também de impedir empresas russas de obter financiamento internacional. A Rússia lançou, hoje de madrugada, ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeios de alvos em várias cidades. Autoridades ucranianas dizem que a operação deixou dezenas de mortos nas primeiras horas.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o ataque responde a um “pedido de ajuda das autoridades das repúblicas de Donetsk e Luhansk”, no Leste da Ucrânia, cuja independência reconheceu na segunda-feira, e visa à “desmilitarização do país vizinho.

O ataque foi condenado imediatamente pela comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, além da Otan, União Europeia e Conselho de Segurança ds Nações Unidas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo