Destaques

RJ quer saber qual a cepa de covid provoca maior número de internações

Para mapear o cenário epidemiológico do novo coronavírus no Rio de Janeiro, o governo do estado vai ampliar, já a partir deste mês, o estudo sobre sequenciamentos genéticos. A intenção é monitorar qual variante do vírus tem causado o maior número de internações.
Os testes serão realizados em pacientes de nove hospitais públicos estaduais, que fazem parte da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o estudo terá duas etapas. Na primeira, serão coletadas 300 amostras de pacientes internados, enquanto na última fase serão utilizadas amostras aleatórias, como já vinha sendo feito.
A secretaria esclareceu, ainda, que o sequenciamento do coronavírus não é um exame de rotina nem de diagnóstico. É feito como vigilância genômica, para identificar modificações sofridas pelo vírus Sars-CoV-2 no estado. O número de amostras analisadas é baseado em um estudo de capacidade operacional.
O experimento foi planejado em conjunto com o grupo técnico composto por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz, Universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro, além da UNIRIO.
O programa de vigilância genômica da covid-19 identificou, entre junho e julho, um avanço do número de infecções causadas pela variante Delta. Os casos  da cepa, identificada pela primeira vez na Índia, já representam pouco mais de 26% do total de novas infecções no estado. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax