Brasil tem 12 casos suspeitos de coronavírus, mas nenhuma confirmação
Subiu de nove para 12 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde. Mas, até agora, não há caso confirmado de contaminação no Brasil.
A primeira pessoa com suspeita de estar com a doença, uma mulher residente em Minas Gerais, teve nesta sexta-feira resultado negativo na última fase do teste para coronavírus e o caso foi descartado.
Em São Paulo surgiram 5 novos suspeitos de quinta para sexta. Também existem casos sendo investigados em Santa Catarina, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. O único paciente que poderia aumentar a lista de suspeitos no Rio de Janeiro foi descartado.
Para considerar caso suspeito, o paciente deve apresentar febre, mais algum sintoma respiratório e tenha viajado a China. O secretário Wanderson de Oliveira lembrou que existe tratamento para os sintomas.
“O vírus influenza tem tratamento. Em muitas situações esses casos podem ser de influenza, e os médicos têm à sua disposição, o país está abastecido de Tamiflu, estamos monitorando, os estoques estão regulares”.
O Ministério da saúde alerta para as fake news que circulam nas redes sociais sobre o tema e pede que a população se informe consultado os canais oficiais do governo.
“O ministério tem dois canais importantes: www.saude.gov.br/fakenews – esse é o site onde temos informações. Além disso, como o WhatsApp é um dos mensageiros mais utilizados pelos brasileiros, temos o telefone 61-99289-4640. Além disso, o site do Ministério da Saúde tem muitas outras informações e orientações”.
Até esta sexta-feira, nenhum caso de contaminação por coronavírus foi confirmado na América Latina.
Na China, já são quase 9 mil e setecentos casos confirmados da doença, e as mortes já chegam a 213. Existem ainda outros 4 mil infectados em investigação. Fora do país não existe a confirmação de morte por coronavírus.