Destaques

Setor de serviços tem queda de 4% em março

Apoie o PlanetaOsasco

O volume dos serviços prestados no Brasil apresentou queda de 4% em março, na comparação com o mês anterior. O resultado fez com que o setor voltasse a operar abaixo do nível pré-pandemia de covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O baixo desempenho também eliminou boa parte do ganho de 4,6% de fevereiro, quando o indicador superou, pela primeira vez, o patamar anterior à crise sanitária. 
Na comparação com março de 2020, no entanto, o setor teve alta de 4,5%, após 12 taxas negativas consecutivas. Em 12 meses, o volume de serviços prestados no país amargou queda de 8%.
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que o movimento de recuperação vinha sendo observado desde junho do ano passado. Mas, com a queda apontada nesta edição da pesquisa, o setor encontra-se 2,8 % abaixo do resultado de fevereiro de 2020, período que antecedeu as medidas para conter o novo coronavírus.
Três das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram queda, com destaque para os serviços prestados às famílias, que registraram tombo de 27%, maior taxa negativa desde abril de 2020. Também contribuíram para o índice as quedas nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios e os segmentos profissionais, administrativos e complementares.
Segundo o gerente da sondagem, o resultado dessas atividades retrata o recrudescimento das medidas restritivas diante do avanço da  pandemia no país. 
Por outro lado, apresentaram alta na passagem de fevereiro para março os serviços de informação e de comunicação.
A retração apontada pela Pesquisa Mensal de Serviços foi observada em 14 das 27 das unidades da federação, com destaque para São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Mato Grosso registrou a principal alta de março em termos regionais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax