Destaques

Bolsonaro sanciona lei que aumenta em 5% limite de crédito consignado

Aumentou a margem para empréstimos consignados, com desconto na folha de pagamento, de servidores e empregados públicos, militares, aposentados e pensionistas do INSS. A lei que amplia esse limite foi sancionada, nesta quarta-feira (31), pelo presidente Jair Bolsonaro.
O limite do salário ou pensão comprometido com empréstimos passa de 35% para 40%, sendo 5% exclusivamente para operações de cartão de crédito. O novo limite vale até o final deste ano, em função da pandemia, e teve origem em uma Medida Provisória editada pelo próprio governo e aprovada pelo Congresso Nacional.
A sanção alcança também os servidores dos estados e municípios caso não haja leis locais que permitam um percentual maior. O crédito consignado é descontado diretamente do contracheque da pessoa que toma o empréstimo. Por isso, é uma modalidade que apresenta geralmente as menores taxas de juros do mercado por causa do baixo risco de inadimplência.
Durante a tramitação na Câmara dos Deputados, foi incluída nas regras a possibilidade de carência de até 120 dias para novos empréstimos ou nos casos de renegociação.
A nova lei também autoriza a concessão, pelo INSS, do auxílio por incapacidade temporária sem necessidade de perícia presencial, apenas por meio de atestado médico e de documentos complementares que comprovem a doença informada como causa da incapacidade.
Nesse caso, o pagamento do auxílio não poderá ter prazo superior a 90 dias.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax