Destaques

Projetos das Universidades Federais atenderam 85 milhões de pessoas

85 milhões de pessoas. Esse é o número de pessoas atendidas, no ano passado, por ações de extensão de 48 Universidades Federais, em todo o Brasil, em diversas frentes de apoio e enfrentamento à covid-19.
O levantamento é da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. E mostra que as unidades participantes representam 70% das instituições federais de ensino superior, de todo o país.
A pesquisa Conhecimento e Cidadania. Juntos pela Vacina  revela a importância do ensino superior federal para a sociedade, nas atividades de extensão, sobretudo nas ações ligadas à pandemia de covid-19. Mesmo diante das adversidades que a pandemia impôs a diversos setores, incluindo a educação, mais de 50 mil universitários se formaram, em 2020, nas unidades federais envolvidas na pesquisa.
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Paulo Afonso Burmann, falou sobre a importância dos números, mesmo com a redução de recursos, destacando que as universidades federais não vão parar de atuar mesmo com as dificuldades orçamentárias.
Para este ano, está previsto orçamento 18% menor que o do ano passado. A Andifes alega que essa redução afeta, diretamente, sessenta e nove instituições, para o pagamento de água, luz, limpeza e manutenção de infraestrutura.
O Ministério da Educação informa, em nota, que a redução dos recursos chamados discricionários para 2021 foi de 16.5%, devido à proposta da LOA, Lei Orçamentária Anual, das Universidades Federais. Segundo o MEC, houve tentativas de recompor as reduções de orçamento das Federais. O órgão cita, ainda, o bloqueio ocorrido em decreto presidencial em abril deste ano, de13,8%, o mesmo aplicado sobre o total das despesas discricionárias previstas na LOA 2021.
A pesquisa da Andifes mostra que, entre as ações da pandemia, 50 hospitais universitários vinculados a 35 universidades, fornecem mais de 2 mil leitos para pacientes com covid-19, incluindo 700 de terapia intensiva. Além disso, as unidades que fazem parte da pesquisa realizaram mais de 70 mil projetos de pesquisa e quase 30 mil projetos de extensão, que impactam de forma positiva a sociedade. Foram produzidos quase 700 mil litros de álcool 70%, 500 mil faceshields, em torno de 600 máscaras de proteção contra o coronavírus e realizados quase setecentos mil testes de covid-19.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo