Brasil

Projeto Reconto inicia nova temporada gratuita no Rio

O projeto Reconto – Cada qual no seu Recanto inicia nova apresentação no Rio de Janeiro. A maratona de contos começa na quarta-feira (25), às 18h, com entrada franca, no Teatro Sesc Copacabana, com repertório dedicado a histórias com o tema Medo. O evento faz parte do como parte do Edital Sesc de Cultura RJ Pulsar 2021/2022.

Os contadores de histórias José Mauro Brant e Silvia Castro estarão no palco, enquanto Benita Prieto e Roberto de Freitas narrarão seus contos em um telão, de Portugal e Minas Gerais, respectivamente. O músico Tibor Fittel, pianista, acordeonista, compositor e arranjador, integra a apresentação com uma performance presencial.

Dentre as histórias a serem apresentadas estão O Romance das Caveiras, na voz de José Mauro Brant, e o conto popular As Almas Penadas. Segundo Benita Prieto, “sentir medo ouvindo histórias é uma delícia”. E convida: “Se você gosta de emoções fortes, não pode perder o Reconto. As histórias vão provocar frio na barriga, suores intensos e muita vontade de segurar com força a mão de quem estiver do seu lado.”

Reconto

Reconto – cada qual no seu recanto foi criado durante o período mais difícil da pandemia da covid-19 que paralisou o setor cultural, levando os contadores de histórias a procurar se reinventar e acabando por encontrar uma saída na internet. Em formato híbrido (online e ao vivo), o projeto já contou com participação de artistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, mostrando a diversidade de linguagens narrativas e seus diferentes sotaques, ao mesmo tempo estimulando no público o desejo de ler os textos contados.

O Reconto foi idealizado por José Mauro Brant, que assina a direção artística do projeto e é um premiado ator, autor teatral, com quase 30 anos dedicados ao ofício de narrar histórias. Brant divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura, que hoje mora em Alhandra (Portugal).

Entre 2020 e 2021, o projeto realizou dez edições 100% online do projeto Reconto, inspiradas no livro Decameron, de Bocaccio, onde um grupo de dez jovens se refugiam da pandemia da peste negra e passam dez dias contando histórias. “Nosso refúgio foi a internet e, como Bocaccio, vivemos dez jornadas de histórias que nos possibilitaram encontros memoráveis, como a sessão com a participação de Marina Colasanti, aberta no canal Biblioteca Paraíso, disse José Mauro Brant.

Neste ano, o projeto vai percorrer também as unidades Sesc Tijuca (11 de junho) e São João de Meriti (23 de julho), sempre no formato híbrido e gratuito.

A iniciativa se destina a fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público e com a inclusão social.

Sesc Copacabana

No Teatro Sesc Copacabana, a apresentação começa no Mezanino, com os apresentadores José Mauro Brant e Benita Prieto. O tema é Medo, com a participação dos artistas Silvia Castro e Roberto de Freitas, e do músico Tibor Fittel. Silvia Castro é integrante do grupo Mami (Movimento Artístico de Música para a Infância), enquanto Roberto de Freitas é um dos mais destacados contadores de história do Brasil, pelo seu trabalho de pesquisa de contos e cantigas da tradição oral. O Teatro Sesc Copacabana fica na Rua Domingos Ferreira, 160, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

No dia 11 de junho, às 15h, o Teatro Sesc Tijuca recebe o Reconto sob o tema Folclore. Os apresentadores são José Mauro Brant  e Benita Prieto, com os artistas Augusto Pessôa e Luciano Pontes. Participam o músico Tibor Fittel. Augusto Pessôa é contador de histórias, ator, cenógrafo, figurinista, arte educador, dramaturgo, roteirista e escritor.

Luciano Pontes é também escritor, ator, cenógrafo, palhaço e narrador de histórias. Integrou o elenco de atores manipuladores do mamulengo Só-Riso, uma das principais companhias de teatro de bonecos do Brasil. O teatro está situado na Rua Barão de Mesquita, 539, Andaraí, zona norte do Rio.

Fechando a temporada, o Teatro Sesc São João de Meriti apresenta, no dia 23 de julho, às 16h, o tema Mitos, com José Mauro Brant (presencial) e Benita Prieto. Participam os artistas Lucia Morais e Tâmara Bezerra, e o músico Tibor Fittel. Lucia Morais é professora, arte-educadora, contadora de história, atriz, promotora de leitura e ativista de bibliotecas comunitárias.

Tâmara Bezerra é educadora, artista, contadora e inventora de histórias. Há mais de 25 anos dedica-se à narração oral de histórias, traçando sua trajetória e repertório sob forte influência da poética do sertão brasileiro. O teatro fica na Avenida Automóvel Clube, 66, região central do município de São João de Meriti, Baixada Fluminense. 


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax