Destaques

Brasil atinge 1 milhão de casos de Covid-19

O Brasil ultrapassou, nessa sexta-feira, a marca de 1 milhão de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com o balanço da pandemia, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país teve, em 24 horas, 54.771 pessoas que testaram positivo para a Covid-19 – quase 2,5 vezes o registrado nessa quinta-feira. No total, são 1.032.913 contaminados. E, com 1.206 novos registros, já são 48.954 vítimas da doença.
Esta semana, a Organização Mundial da Saúde apontou uma tendência de desaceleração da pandemia no Brasil. Mesmo assim, tanto a OMS quanto o Ministério da Saúde alertaram que isso não significa redução dos casos. O infectologista David Urbaez concorda com o alerta e prevê que ainda não chegamos ao pico das contaminações e mortes.
O Mapa do Isolamento Social, divulgado pela empresa inLoco, com dados dessa quinta-feira, mostra o índice de isolamento no país em 38,5%. E os estados estão bem próximos dessa média. O maior percentual de afastamento social é o do Acre, com 43%, e o menor é o de Tocantins, com 34,3% de isolamento.
De acordo com o especialista David Urbaez, o afastamento social foi a medida mais efetiva para conter o vírus SARS-COVI-2 em outros países.
Para o infectologista, ao reabrir o comércio, prefeitos e governadores cederam aos apelos do poder econômico e transferiram para o cidadão a responsabilidade de se proteger. David Urbaez afirmou que o ideal seria manter as pessoas em casa e que as diferentes esferas de governo oferecessem ajuda mais efetiva a pequenas e médias empresas para mantê-las fechadas e, dessa forma, evitar aglomerações nas ruas e no transporte público.
Urbaez destaca, ainda, que o Brasil deve adotar a estratégia de fazer testagem em massa, como vem anunciando desde o mês de março. E que a pandemia tem crescido nas regiões de periferia e no interior do país.
No Amazonas, os sistemas de saúde e funerário entraram em colapso no mês de abril. Durante um mês e meio, o principal cemitério da capital, Manaus, usou retroescavadeiras para abrir covas coletivas.

A primeira confirmação de infecção pelo novo coronavírus no país foi no dia 26 de fevereiro – um morador de São Paulo que tinha chegado da Itália. E a primeira vítima da Covid-19 morreu no dia 16 de março, também em São Paulo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax