Destaques

Forças federais retornam ao Pará para garantir segurança de indígenas

Forças federais de segurança retornaram ao município de Jacareacanga, no Pará, para conter ataques de garimpeiros ilegais a aldeias do povo Munduruku. A determinação é da Justiça Federal que, no sábado (29), deu prazo de 24 horas para que a União mantenha o efetivo armado na cidade e garanta a segurança dos indígenas e de outros moradores do município.
A determinação é uma resposta ao Ministério Público do Pará. Segundo o MPF, há uma semana, os ataques dos garimpeiros se intensificaram após início da operação “Mundurukânia”, pela Polícia Federal e pelo Ibama, para reprimir garimpos clandestinos.
Diversos indígenas estão ameaçados e a casa de uma liderança contrária ao garimpo foi incendiada. Houve também ataques criminosos na área urbana, bloqueio de estradas e tentativa de invasão da base da operação policial.
De acordo com a decisão do juiz Ilan Presser, as forças de segurança devem impedir atos criminosos e novas invasões das Terras Indígenas Munduruku e Sai Cinza.
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Força Nacional já está na região em cumprimento à decisão judicial. 

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo