Confiança do consumidor cai em março para o menor nível desde maio
A piora nas expectativas dos consumidores para os próximos meses e a queda na confiança no momento atual fizeram o Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas, atingir o menor valor desde maio do ano passado. O indicador caiu caiu 9,8 pontos em março deste ano e chegou a 68,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Em maio de 2020 o ICC ficou com (62,1 pontos.
Na avaliação da pesquisadora da Fundação, Viviane Seda Bittencourt, a forte queda da confiança dos consumidores é resultado do avanço da pandemia de covid-19 em todo o país e do colapso do sistema de saúde em várias cidades.
Para Viviane, as medidas de restrição à circulação de pessoas, que vem sendo adotadas por estados e municípios para conter o coronavírus, levam os consumidores a perceberem a piora da situação econômica atual, com riscos ao emprego e à renda.
O ICC de março aponta que todas as faixas de renda apontaram piora da confiança, sendo que a maior intensidade foi nas famílias com renda mais baixa.
Para a edição do indicador deste mês, a FGV coletou informações de 1644 domicílios entre os dias 01 e 20 de março.