Destaques

PGR abre inquerito para investigar Jair Bolsonaro no caso Covaxin

Após denúncias de irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin a PGR, Procuradoria Geral da República, informou ao STF, Supremo Tribunal Federal, a abertura de inquérito, para investigar o Presidente Jair Bolsonaro. Ação quer apurar suposta prevaricação, que é quando um agente público deixa de tomar alguma decisão legal por algum motivo, ou algum interesse pessoal.
A Procuradoria chegou a pedir que as investigações começassem somente após o fim da CPI da Pandemia, que ocorre no Senado. Mas a ministra do Supremo, Rosa Weber, alegou que a apuração da CPI não prejudicaria a apuração das denúncias feitas por três senadores à corte. Com isso, a PGR pediu ao Supremo a abertura do inquérito.
O deputado federal, Luis Miranda, do DEM, alega que – junto com o irmão e servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda – avisou ao Presidente Jair Bolsonaro, sobre supostas irregularidades na compra de vacinas indianas, Covaxin. Segundo o parlamentar, a reunião com o presidente foi em março deste ano e, como a compra não foi suspensa e não houve apuração da denúncia, o presidente passa a ser investigado por suposta prevaricação. Três dias após a reunião do deputado com o presidente, Eduardo Pazuello era exonerado do cargo de ministro da Saúde. O contrato de compras da Covaxin foi suspenso pelo Ministério da Saúde, somente na última terça-feira, três meses após a denúncia de suspeita do deputado.
No pedido de investigação ao Supremo, o Vice-procurador da República, Humberto Jacques de Medeiros, pede que a Polícia Federal investigue as denúncias contra Bolsonaro, ouvindo diversos órgãos, testemunhas e verifique se houve dolo, ou seja, intenção de satisfazer interesse pessoal, por parte do Presidente.
A Secretaria de Comunicação disse que não se manifesta sobre a atuação de outros poderes ou órgãos que não sejam do executivo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax