Destaques

Casos de sarampo crescem no estado do Rio; primeira morte é registrada desde 2000

Com 826 casos de sarampo já registrados, o Rio de Janeiro ultrapassa as ocorrências de todo o ano de 2019, que foram de 496 casos. Com isso, os números da doença em maio deste ano se tornaram sessenta e seis por cento maiores do que em todo o ano passado.

O ano de 2020 também teve a primeira morte por sarampo no estado desde 2000, registrada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Se o balanço parcial de 2020 for comparado com 2018, que teve 20 notificações, o número de ocorrências é quarenta vezes maior. Após ser erradicado no Brasil em 2016, o aumento no número de casos nos últimos anos acendeu o alerta. Para o secretário estadual de saúde,  Edmar Santos, o movimento antivacina, propagado em redes sociais, foi um dos fatores que ajudaram na volta recente da doença.

A vacina é a única forma de prevenir a doença. A indicação é de que crianças a partir de 1 ano e adultos até 59 anos que não se imunizaram procurem os postos de saúde. A vacina que protege contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional e está disponível o ano inteiro nessas unidades.O médico sanitarista da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe, fala que em caso de dúvida se a pessoa foi  não vacinada, o melhor é se imunizar.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece que a competência de entrega de vacinas aos estados é do Ministério da Saúde; e que aos estados compete distribuir aos municípios, responsáveis pela estratégia de vacinação.

Com relação à cobertura vacinal de sarampo, a Secretaria Estadual de Saúde informa que desde o início da campanha, em janeiro deste ano, mais de 1 milhão de pessoas foram imunizadas.

Entre as medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde do Rio informa que espalhou pontos de vacinação fixos e volantes pelo estado; distribuiu panfletos informativos em rodovias, terminais ferroviários, metrô, BRTs e aeroportos; promoveu, em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que aconteceu em duas etapas em 2019 e realizou o Dia D de vacinação contra a doença mobilizando a população a se imunizar nos postos de saúde.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo