Destaques

Preços da indústria têm inflação de 4,78% no mês de março

Os preços da indústria apresentaram a segunda maior inflação da série histórica no mês de março com alta de 4,78%. A taxa só é menor do que a medida em fevereiro, que ficou em 5,16% após revisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) produzido pelo instituto acumula avanços recordes de 14,09% no primeiro trimestre do ano e de 33,52% nos últimos 12 meses. Esse é o 20º aumento consecutivo do IPP, que mede a variação dos preços na porta da fábrica, sem a adição dos impostos e frete.
O IBGE mapeia 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação. Dessas, 23 apresentaram variação positiva em março. De acordo com o gerente do instituto, Alexandre Brandão, um dos fatores que contribuíram para a elevação de preços no mês de março foi o aumento da demanda internacional, especialmente da China, o que impacta o preço das commodities, sobretudo as agrícolas. Além disso, há o fator cambial.
O setor que mais contribuiu para o resultado do mês foi justamente o das atividades de refino de petróleo e produtos de álcool, que tiveram alta de 16,77% e responderam por 1,53 ponto percentual da variação total. Os itens incluídos na categoria Outros Produtos Químicos vêm em seguida, com aumento de 8,79% e participação de 0,74 ponto.
O gerente do IBGE destaca ainda que em março o setor mais pesado da economia, que é o dos alimentos, voltou a ter impacto. Nos últimos 12 meses, a inflação desses itens já soma 33,57%, exercendo a maior influência sobre a taxa de acúmulo geral. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax