Destaques

Quase metade dos casos de Covid-19 está nas Américas, alerta Opas

Quase a metade de todos os casos de Covid-19 no mundo estão nas Américas. E de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o vírus continua a se disseminar muito fortemente no Brasil, no Peru e no Chile.

O organismo alerta para a chegada do inverno na América do Sul e para o aumento de infecções respiratórias, que podem levar a um agravamento dos casos de contaminação por Covid-19.

A diretora da Opas, Carissa Etienne, aponta que o clima frio é um desafio adicional para os sistemas de saúde, já sobrecarregados com os casos de Covid-19, em função do pico de outras doenças respiratórias. Como elas têm sintomas similares aos da Covid-19, fica mais difícil o diagnóstico de contaminação pelo novo coronavírus.

Para Etienne, a vacina preventiva para a gripe é mais importante do que nunca, em especial para grupos de alto risco como trabalhadores da saúde, pessoas idosas e com infeções crônicas.

Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, salientou as desigualdades na América Latina, que dificultam o combate à Covid-19. E citou como exemplo as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Lima, que estão rodeadas por cinturões de pobreza.

Em relação às mudanças feitas na plataforma de consolidação de dados da Covid-19 pelo Ministério da Saúde do Brasil, Espinal afirmou que os países podem revisar seus dados, que é uma prerrogativa de cada país, mas sugeriu que os dados sigam sendo reportados.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax