Comitiva irá aos EUA para conhecer redes privativas do 5G
Uma comitiva do governo federal em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU), embarca para os Estados Unidos, neste domingo (6), para conhecer as redes privativas do 5G dos norte-americanos.
O 5G é uma tecnologia que promete revolucionar o comportamento global com a conectividade à internet. E o leilão dessa tecnologia no país está previsto para ocorrer em julho, mas o TCU tem exigido novas informações sobre a exigência imposta pelo Executivo para que as empresas montem uma rede privativa para o governo federal, como forma de ampliar a segurança das comunicações do Estado.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que a viagem com os ministros do TCU foi a solução encontrada para viabilizar o leilão no tempo previsto.
A comitiva vai visitar órgãos de defesa e inteligências dos Estados Unidos, como a CIA e o FBI, e há previsão de encontros com executivos de empresas de telecomunicações norte-americanas e de fundos de investimentos.
Segundo o ministro Fábio Faria, a previsão é que todas as 27 capitais do país tenham acesso ao 5G no próximo ano. O prazo para instalação total da nova tecnologia, segundo o edital, é até 2028.