Destaques

USP se destaca na produção científica durante a pandemia

A USP, Universidade de São Paulo, já figura há um bom tempo, entre as universidades de maior destaque, no mundo. Segundo a Universidade de Leiden, na Holanda, a instituição pública paulista é a nona em produção científica, no ranking mundial. Já, no contexto da pandemia de covid-19, desde o ano passado até março deste ano, a USP produziu quase três mil trabalhos sobre a doença.
O pró-reitor de pesquisa da USP, professor Sylvio Canuto, atribui o sucesso da universidade ao histórico de levar como bandeira, a produção de pesquisa e ao fato de que diversas áreas do conhecimento estão empenhadas nos estudos sobre a covid, não somente os pesquisadores da saúde. Ele cita os estudos de maior destaque sobre a pandemia, na USP, como o sequenciamento genético do coronavírus, a inativação do vírus e sete linhas de pesquisa para a vacina, inclusive uma que seria um spray nasal.
A USP ocupa a posição 33, em todo o mundo, entre as universidades que mais produziram ciência sobre a covid-19. O ranking é da empresa Clarivate Analytics considerada referência em bibliografia científica. O Brasil responde a mais de 3% de toda a ciência produzida sobre a covid, até o momento, com publicações nas melhores revistas científicas do mundo.
Muitos não sabem, mas a USP é uma universidade estadual com autonomia e orçamento previsto pelo Estado de São Paulo. Sylvio Canuto acredita que a garantia de recursos favorece o planejamento de pesquisas e a continuidade delas. Para ele, se faltam investimentos em pesquisas, aqui no país, as universidades brasileiras podem perder grandes talentos na ciência, para as estrangeiras.
O pró-reitor de pesquisa da USP defende a criação de um projeto nacional para incentivar e manter a pesquisa, no Brasil. Ele acredita que o projeto deve ser de longo alcance para a ciência brasileira se desenvolver e ser valorizada.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax