Destaques

Familiares de desaparecidos poderão coletar DNA para busca de parentes

Familiares de pessoas desaparecidas em todo o Brasil vão poder fazer gratuitamente coleta de DNA a partir da próxima semana para ajudar na identificação desses parentes.
A Campanha Nacional acontece entre os dias 14 e 18 de junho, e é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para ampliar o Banco Nacional de Perfis Genéticos e ajudar mais familiares a identificar seus entes desaparecidos.
Todas as unidades da Federação vão contar com postos de atendimento para a coleta de dados. Podem participar da campanha pais, filhos e irmãos com os mesmos genitores.
No Rio de Janeiro serão 13 postos espalhados pelo Estado. A  Secretaria de Polícia Civil do Rio  vai fazer um mutirão para a coleta das amostras.
Qualquer pessoa com um familiar desaparecido poderá procurar os postos. Se o registro do sumiço ainda não tiver sido feito, os agentes vão auxiliar, encaminhando as pessoas para as delegacias mais próximas.
A coleta é simples e sem dor. Ela é feita com uma espécie de cotonete, que é passado na parte interna das bochechas da pessoa.
Marcelo Martins, diretor do laboratório de DNA da Policia do Rio, que é vinculado ao Departamento Geral de Polícia Técnico Científica, explica que o  material genético do  familiar é comparado com perfis genéticos de corpos não identificados dos bancos estaduais e nacional, aumentando  a chance de esclarecimento de muitos casos.
O diretor ainda ressalta que os dados coletados serão usados apenas para a finalidade do banco de perfis genéticos.
O banco de perfis genéticos do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense do Estado do Rio existe desde 2012 e contribui com cerca de 26% das amostras coletadas de familiares no Banco Nacional.
Em 2013, pela primeira vez um corpo de uma pessoa desaparecida foi identificado a partir do material genético depositado no banco de DNA do Rio de Janeiro.
Os endereços dos locais para fazer a coleta estão no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O trabalho vai seguir todos os protocolos de segurança e distanciamento para prevenir o contágio do coronavírus.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax