Destaques

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

Um novo exame para detectar fungos que atacam o sistema nervoso pode ser feito agora pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. O teste rápido para o rastreio do fungo Cryptococcus, e também para o diagnóstico de meningite criptocócica, é destinado a pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana assintomática.
A incorporação do teste ao SUS foi publicada em portaria do Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).
Segundo o Ministério da Saúde, a meningite criptocócica é uma das infecções oportunistas mais importantes do mundo e a causa mais comum de meningite em pessoas que vivem com HIV; mas também preocupa outros pacientes imunocomprometidos. O Cryptococcus é uma espécie de fungo que causa processo inflamatório no cérebro.
A meningite por fungos não é contagiosa e a transmissão acontece por meio da inalação de fungos causadores da criptococose, presentes na natureza, que podem se manter alojados nos pulmões sem manifestação até que a doença se desenvolva.
O Ministério da Saúde destaca que o novo teste fornece um resultado definitivo em aproximadamente 10 minutos, a baixo custo. O exame pode ser realizado no mesmo local onde o paciente imunocomprometido é atendido no SUS.
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax