Destaques

Terra Indígena Yanomami, em RR, vai receber proteção da Força Nacional

A Terra Indígena Yanomami vai receber apoio da Força Nacional de Segurança Pública. A região tem sido alvo de forte invasão garimpeira e ataques a indígenas. De acordo com a Hutukara Associação Yanomami, são mais de 20 mil invasores.A autorização de envio foi publicada nesta segunda-feira pelo Ministério da Justiça. Pelo decreto, os agentes da Força Nacional devem ficar sediados em Boa Vista, Roraima, e atuar por 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado se houver necessidade.A pedido da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) há menos de um mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso havia determinado que a União garanta a proteção da vida e da saúde das populações indígenas nas terras demarcadas dos povos Yanomami e Munduruku, que têm sido ameaçadas pela presença de invasores e ataques violentos.No pedido feito ao STF, a Apib relatou ataques a tiros e bombas de gás lacrimogêneo contra indígenas ocasionados pela intensificação da atividade garimpeira na região. Também relataram a contaminação sistemática das populações indígenas por mercúrio, metal pesado utilizado no garimpo, assim como surtos de desnutrição e anemia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax