RJ: grávidas vacinadas com AstraZeneca podem receber 2ª dose da Pfizer
As grávidas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 já podem receber a segunda dose da vacina da Pfizer, na cidade do Rio de Janeiro. A autorização foi dada pela secretaria municipal de Saúde, a partir de recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio. A vacina deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas.
O secretário Daniel Soranz divulgou a informação, nesta terça-feira (29), em sua conta no Twitter. Segundo ele, a vacinação pode ocorrer desde que haja avaliação dos riscos e benefícios do médico que acompanha a gestante.
Ainda no seu perfil, Soranz citou estudos clínicos feitos com dois mil participantes em vários países, que demonstram segurança e eficácia de aplicação dessas duas vacinas na primeira e segunda doses.
Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Chile, Dinamarca, França, Finlândia, Noruega, Portugal e Suécia recomendam; enquanto Espanha, Emirados Árabes, Inglaterra e Itália autorizam o uso da Pfizer como segunda dose para quem se imunizou, na primeira dose, com a AstraZeneca.
A vacinação de grávidas com a AstraZeneca foi suspensa por orientação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.