Rio: campanha arrecada potes de vidro para doação de leite materno
A Maternidade Leila Diniz e o Via Parque Shopping, ambos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, iniciaram nesta terça-feira (3) uma campanha para arrecadar frascos de vidro com tampa de plástico rosqueada. Os potes são os mais indicados para o armazenamento do leite materno e serão usados para acondicionar o leite humano doado por mães voluntárias para a unidade.
As doações passam por um processo de pasteurização e controle de qualidade para ser utilizadas pelos bebês internados nas unidades neonatais, mas se o leite não estiver corretamente armazenado, tem que ser descartado.
A Maternidade Leila Diniz faz parte do complexo do Hospital Municipal Lourenço Jorge e é referência para o apoio ao aleitamento materno.
Mas, no Rio, todas as unidades de saúde estão com ações de incentivo à amamentação nesta Semana Mundial de Aleitamento Materno. A celebração, que tem o apoio e a responsabilidade compartilhada como tema, faz parte do Agosto Dourado, campanha que dedica o mês inteiro à amamentação.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, nas unidades da rede, o incentivo ao aleitamento começa já no pré-natal, com o Programa Cegonha Carioca, pioneiro no cuidado humanizado para mãe e bebê desde o início da gestação, e que estimula as mulheres grávidas a amamentar exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade.
A Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com introdução de alimentação complementar somente após os seis meses de vida.