Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe
A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia. O Leronlimabe é um anticorpo monoclonal que bloqueia a infecção das células.
O estudo autorizado é aquele de fase 3, com voluntários humanos. Será randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Ou seja, parte dos voluntários vai receber o medicamento mesmo e outros vão receber uma substância sem efeito.
O Leronlimabe será testado em combinação com o tratamento padrão para pacientes hospitalizados com pneumonia por covid-19 e que não precisam de auxílio de oxigênio nem respirador.
A Anvisa ainda analisa um pedido para liberar o teste com esses pacientes, que estão em situação mais grave.A pesquisa é patrocinada pela empresa CytoDyn Inc., sediada nos Estados Unidos, e representada no Brasil pela Biomm S.A. O estudo será conduzido pela equipe do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.