Destaques

ABL atualiza Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Apoie o PlanetaOsasco

Telemedicina, crossfit, home-office… Você já deve ter ouvido algumas dessas palavras nos últimos tempos. Mas o que elas têm em comum? Usadas no dia a dia, agora fazem parte da nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ao todo, a sexta edição da obra registra o acréscimo de mil novos vocábulos ao nosso idioma, levando o número de palavras no Vocabulário a 382 mil.
O Volp é o registro oficial de todas as palavras da língua portuguesa e de sua grafia. Segundo a ABL, desde 2009 o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa não era atualizado. Mas, com o grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros, a instituição decidiu atualizar a obra para oferecer à população uma versão atualizada, levando em conta a evolução da língua de forma a refletir as mudanças da sociedade. 
Muitos acréscimos estão relacionados aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico. Também foram incluídos verbetes surgidos no contexto da pandemia do novo coronavírus, assim como o registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum.
A sexta edição do Volp está disponível para consulta online, no site academia.org.br, e também pelo aplicativo oficial do Volp  disponível para os sistemas Android e IOS.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax