Destaques

Governador de SP diz que recebeu menos doses da Pfizer, Saúde nega

Apoie o PlanetaOsasco

O governador de São Paulo, João Dória, disse nesta quarta-feira que estado recebeu 228 mil doses da vacina da Pfizer a menos que o previsto. A remessa foi entregue na terça-feira. De acordo com o governo paulista, o corte representaria metade do previsto para o estado pelo PNI, o Programa Nacional de Imunizações.
São Paulo, que recebe em média,  22% do volume dos imunizantes distribuídos pelo Ministério da Saúde, alega que o percentual é proporcional à população.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, diz que a medida pode atrasar a vacinação dos adolescentes.
Pela programação do governo de São Paulo, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e gestantes está prevista para começar no dia 18 de agosto.
Em coletiva de imprensa nessa quarta-feira, o Ministério da Saúde informou que não existe um percentual fixo de doses a serem enviadas para cada unidade federativa, e que o cálculo é feito segundo a faixa etária da população do estado.
A secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo, explicou que a redução no envio de doses para São Paulo é feita para compensar doses a mais da vacina Coronavac, que são retiradas diretamente do Instituto Butantan.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, que também participou da coletiva, disse que a dinâmica de distribuição das doses foi definida com as secretarias estaduais e municipais de saúde por meio das suas entidades, o Conass e o Conasems, e que não há disparidade, como alega o governo paulista.
Em nota, o governo de São Paulo negou ter ficado com mais doses da Coronavac e reafirmou que, pelo critério da distribuição equitativa, recebeu 228 mil doses a menos da vacina da Pfizer.
Em relação a estados que já começaram a vacinar adolescentes, como o Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde disse que eles foram orientados a interromper a imunização até que toda a população adulta do país esteja vacinada.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax