41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz
Quarenta e um médicos, personalidades e autoridades receberam, nesta quinta-feira, as medalhas da Ordem do Mérito Médico e do Mérito Oswaldo Cruz. A solenidade foi realizada no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília.
As honrarias são concedidas pelo Governo Federal a pessoas que ajudam a desenvolver ações em benefício da saúde dos brasileiros em todo o País.
A medalha do Mérito Oswaldo Cruz foi criada em 1970 e é subdividida nas categorias ouro, prata e bronze.
As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco. O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é presidente do Conselho do programa Pátria Voluntária, direcionado às populações mais vulneráveis, também foram homenageados.
Já a medalha da Ordem do Mérito Médico, criada em 1950, foi entregue a 13 pessoas, entre elas, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.
Durante a cerimônia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que as ações dos homenageados contribuíram para o fortalecimento da saúde pública do país.
O presidente Jair Bolsonaro, que também participou da solenidade, parabenizou os premiados e fez um agradecimento aos profissionais de saúde.
A medalha Oswaldo Cruz é uma homenagem ao cientista, médico e sanitarista que viveu na virada do século dezenove para o século vinte. Ele é considerado o fundador da saúde pública brasileira.