Prefeitura do Rio admite rever plano de reabertura
Com o aumento do número de casos de covid-19 nas últimas semanas na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou nesta sexta-feira que pode voltar atrás no planejamento de reabertura, que prevê a liberação de estádios, boates e o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em três etapas, a partir de setembro.
O plano de reabertura da cidade também inclui a programação para o réveillon e o carnaval.
Durante a divulgação da 31ª edição do boletim epidemiológico da Covid-19, Eduardo Paes confirmou a manutenção das medidas restritivas já em vigor até o dia 23 de agosto, reiterou que a retomada das atividades está relacionada ao controle da disseminação da doença e admitiu ter passado uma impressão equivocada ao dizer, na semana passada, que a cidade ia reabrir porque havia uma estabilidade dos casos de covid-19.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, atribuiu o aumento de casos, à maior circulação da variante delta e ao inverno. Por isso, enfatizou a importância da vacinação. O número de mortes pela covid-19 no Rio não aumentou nas últimas semanas.
De acordo com o calendário de vacinação, neste sábado é a vez das pessoas com 27 anos. Como a previsão de entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde atrasou, os postos vão abrir às 10h e fechar às 17h. Neste dia, também tem repescagem para maiores de 50 anos, gestantes e mães que tiveram bebês até 45 dias.