Com início de retorno ao ensino presencial, DF divulga orientações
Está em andamento, no Distrito Federal, o retorno gradual e escalonado dos estudantes da rede pública de ensino às aulas presenciais. Para garantir que não haja aglomerações, as aulas serão híbridas alternando entre períodos remotos e presenciais. Os professores dedicarão quatro horas para o ensino presencial e uma hora para a modalidade remota.
A Secretaria de Educação divulgou um guia com orientações para estudantes e servidores visando garantir a biossegurança da comunidade escolar. Entre as principais recomendações estão o uso obrigatório de máscaras, que devem estar limpas e secas; o distanciamento social e a higienização constante das mãos.
Os primeiros a voltar foram são os alunos da educação infantil, que iniciaram o segundo semestre do ano letivo nessa quinta-feira (5).
A estudante Luísa Lima Macedo, de quatro anos idade, já aprendeu. “Eu uso máscara na escola, lavo as mãos, álcool gel…”, afirmou.
Outra orientação importante é que os alunos não devem compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; ou objetos pedagógicos como caneta, lápis, borracha, régua, caderno entre outros.
O retorno das turmas do ensino fundamental será dividido em duas datas. No próximo dia 9, voltam os estudantes do 1º ao 5º ano e, no dia 16, os do 6º ao 9º ano.
O ensino médio e a educação profissional ficam para o dia 23.
No dia 30 de agosto o escalonamento será completo com a volta das Escolas de Natureza Especial, dos Centros Interescolares de Línguas, dos Centros de Ensino Especial e dos demais serviços de atendimentos.
Ao todo, a rede conta com 686 escolas públicas, 452 mil alunos e 40 mil professores.
* Com supervisão de Nádia Faggiani.